Quina | Concurso 6485 (19/07) 1 12 61 64 68 (acumulou!)

Conheça as loterias mais fáceis e difíceis do mundo

Vamos explorar esses extremos, olhando para loterias globais e fazendo paralelos com os sorteios brasileiros.
Por Redação Loto-Loto em 25 de agosto de 2023 às 6h01
Imagem referente a Conheça as loterias mais fáceis e difíceis do mundo

Seja por puro entretenimento, esperança ou por acreditar verdadeiramente na própria sorte, as loterias atraem milhões de jogadores ao redor do mundo. Enquanto algumas oferecem chances mínimas de vitória, mas prêmios exorbitantes, outras dão aos jogadores esperanças mais realistas, com prêmios menores. Vamos explorar esses extremos, olhando para loterias globais e fazendo paralelos com os sorteios brasileiros.

A loteria mais difícil do mundo

A Powerball dos Estados Unidos é reconhecida como uma das loterias mais difíceis de acertar, com odds impressionantes de 1 em 292,2 milhões para o prêmio principal. O motivo de tal dificuldade está na combinação: são 5 números de um conjunto de 69, mais um número Powerball de um conjunto de 26. Mas por que tantos se arriscam? A resposta está nos prêmios, que frequentemente ultrapassam a marca de 500 milhões de dólares. Já houve prêmios de mais de 1 bilhão de dólares (aproximadamente 5 bilhões de reais)!

Paralelo Brasileiro: Recentemente, o Brasil viu surgir a Mais Milionária, uma loteria que apresenta chances ainda mais desafiadoras que a tradicional Mega-Sena. Enquanto a Mega-Sena tem chances de 1 em 50 milhões, a Mais Milionária apresenta odds de 1 em 238.360.500. Os prêmios? A +Milionária ainda não chegou lá, mas os prêmios da Mega-Sena já ultrapassaram a marca de 300 milhões de reais.

A loteria mais fácil de ganhar no mundo

O termo "fácil" pode ser enganoso quando falamos de loteria, mas se há uma que merece tal título, fora do Brasil, é a Polônia Mini Lotto. Jogadores escolhem 5 números de um conjunto de 42, tornando as chances de levar o prêmio principal de aproximadamente 1 em 850.000. Isso fez dela uma escolha popular não apenas na Polônia, mas entre entusiastas de loterias do mundo todo. A premiação média ronda os 400.000 zlotys, o que equivale a aproximadamente 500 mil reais.

Paralelo Brasileiro: Quando falamos de chances amigáveis por aqui, dois jogos se destacam: a Loteria Federal e a Lotofácil. A primeira tem uma estrutura de extração única, com chances entre 1 em 90.000 e 1 em 100.000 para o prêmio principal de um bilhete completo e prêmios que podem chegar a 500.000 reais. Já a Lotofácil, com sua dinâmica de escolher 15 números de um conjunto de 25, oferece chances de 1 em 3.268.760 para o prêmio principal, que costuma girar em torno de 2 milhões de reais.

Entretenimento

Loterias são, antes de tudo, uma forma de entretenimento. Ao mesmo tempo em que algumas nos atraem com prêmios de valores astronômicos, outras nos seduzem com chances mais realistas. Independentemente da escolha, a regra de ouro é sempre a mesma: jogue com responsabilidade.

Não importa onde você decida tentar sua sorte, sempre tenha em mente que, por trás das probabilidades, a loteria é, em sua essência, um jogo de azar. Portanto, nunca invista mais do que está disposto a perder e aproveite o processo como uma forma de diversão.